Circulo de Leitura - "A Bíblia como fonte histórica"
SUPER INTERESSANTE “A BÍBLIA COMO VOCÊ NUNCA LEU”
SIGNIFICADO DA PALAVRA BÍBLIA:: CONJUNTO DE LIVROS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO.SIGNIFICA.
“ROLO”OU “,PALAVRA GREGA “ LIVROS” OU “BIBLOS” QUE SIGNIFICA “PAPEL”,”LIVRO” ,”PAPIRO”. SÃO 66 LIVROS.
Segundo a tradição foi escrita por 40 (quarenta) autores de diferentes regiões ou nações. Antigo Testamento escrito entre 1500 e 450 a.C, Novo Testamento 45 e 90 d.C. ,totalizando um período de 1600 anos. Outros alegam que a Bíblia tem mais de 3500 anos por ser baseada em tradições mais antigas que Moisés.
Curiosidades
Pena de morte para virgens defloradas, palmadas para as crianças, regras para a poligamia... e uma política radical de juros.
A Bíblia não é apenas a Bíblia. Ela também funciona como uma espécie de Constituição. Alguns são basicamente de histórias, casos do Gênesis, que narra o início dos tempos e as origens do povo de Israel. Outros não. Eram obras que, antes de entrarem para a Bíblia, tinham vida própria na forma de códigos de conduta. Ou seja: eram versões antigas, escritas entre o século 10 a.C. e 5 a.C., daquilo que hoje conhecemos como "código civil" e "código penal", Deuteronômio e Levítico. O Novo Testamento, escrito a partir do século 1 revisa boa parte dessas leis. Por essas muitos preceitos bíblicos são contraditórios ou sujeitos a mais de uma interpretação.
"No contexto em que foram escritos, porém, eles ajudaram a formar um povo com uma identidade tão forte que sobreviveria a séculos de diáspora e uma religião que dominaria o mundo ocidental", diz o historiador Marc Zvi Brettler, professor de estudos judaicos da Universidade Brandeis, nos EUA.