Oficina de Geografia: Divisão Regional.

12/11/2015 17:00

A oficina sobre aconteceu em 12 de novembro, com intuito de mostrar o conceito de regionalização e por sua vez a divisão do território do nosso país

Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias.

Entender que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo, conhecer as principais propostas de regionalização do Brasil e identificar as suas principais diferenças: as macrorregiões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as três regiões geoeconômicas de Pedro Pinchas Geiger. Perceber que o espaço brasileiro pode ser dividido segundo outros aspectos além do oficial (IBGE), como por exemplo, a regionalização proposta pelo geógrafo Milton Santos .Nesta oficina realizamos uma dinâmica nova o Bingo Geográfico, proporcionando a participação efetiva de todos, além de despertar a imaginação e o raciocínio .